domingo, 15 de novembro de 2009

CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO ESPORTE

A atuação do psicólogo está cada vez mais pautada em um código de ética que é mais que conduta, porque nos fala de um espírito político envolvido na atuação profissional e da responsabilidade que o psicólogo tem com o desenvolvimento da cidadania dos sujeitos e com a promoção da saúde (LUCCAS, 2000 apud RUBIO, 2007).

Mesmo sendo associada a uma perspectiva competitiva desde o seu princípio, a Psicologia do Esporte vem conquistando espaço e força em outros contextos como os projetos sociais, a reabilitação, a iniciação esportiva, esporte escolar, esporte de alto rendimento, os programas de qualidade de vida (esporte recreativo) e a medicina preventiva (RUBIO, 2007).

Os principais campos de atuação do psicólogo e sua função:

· No esporte de rendimento se busca a otimização da performance numa estrutura formal e institucionalizada (RUBIO, 1999).

· No esporte escolar tem por objetivo a formação, norteada por princípios sócio-educativos, preparando para a cidadania e para o lazer (op. cit.).

· No esporte recreativo visa o bem-estar e qualidade de vida para todas as pessoas, de todas as idades (op. cit.).

· No esporte de reabilitação desenvolve um trabalho voltado para a prevenção e intervenção em pessoas portadoras de algum tipo de lesão decorrente da prática esportiva, ou não, e também com pessoas portadoras de deficiência física ou mental (op. cit.).

· E outro campo que vem crescendo e ganhando espaço é em projetos sociais, onde cabe ao psicólogo do esporte fazer uma leitura crítica com a perspectiva de superar a visão simplista do esporte como via de ascensão social e formação de futuros atletas (SILVA, 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário