segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A competição como fonte de estresse no esporte

A competição não é um fator das experiências esportivas, pois reflete valores e objetivos sociais. Desde o nascimento até a morte o ser humano compete pela sobrevivência em todos os setores em que atua família, escola e trabalho, mas é no esporte que ela tem mais evidencia, devido a divulgação e a importância do esporte no atual contexto social. Normalmente o termo competição se refere à ocasião na qual o atleta tem a oportunidade de demonstrar seus atributos, seja em um jogo, uma prova ou um confronto entre dois ou mais competidores.
Na sua forma mais simples de interpretação, a competição esportiva pode ser considerada como momento em que indivíduos ou equipes se confrontam para buscar um mesmo objetivo, ou seja, a vitoria, no entanto para se chegar a ela existem vários fatores que fazem parte de todo processo. O conceito de processo competitivo sob o ponto de vista psicológico também deve ser compreendido para que se possam estabelecer estratégias de trabalho em todos os níveis de preparação. Para se entender melhor a idéia da competição como um processo, tomar-se-á como ponto de referência o modelo conceitual desenvolvido por Rainer Martens, na década de 1970 e que é considerado um dos autores mais importantes no estudo da ansiedade competitiva.
Competir significa enfrentar desafios e demandas que podem, de acordo com muitos aspectos individuais e situacionais, representar uma considerável fonte de estresse para os atletas, dependendo de seus atributos físicos, técnicos e psicológicos. Pode-se considerar que o mesmo acontece também com os outros componentes do contexto competitivo: os técnicos e os árbitros. Na verdade existe um conjunto de fatores que atuam e podem levar o atleta a um rendimento adequado ou não. Resta aos atletas e profissionais do esporte e da psicologia ter conhecimento desses fatores e dos atributos dos atletas para que se lhes proporcione a melhor forma de lidar com tantas variáveis e mantiver um nível de desempenho que lhes permita atingir os objetivos determinados individual e coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário