terça-feira, 17 de novembro de 2009

Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos

Resumo:
Há algumas décadas a Psicologia do Esporte no Brasil vem se organizando, mas foi a partir da resolução 014/00, do CFP que passou a ser considerada como uma especialidade da psicologia.
Vale ressaltar que nem toda psicologia aplicada ao esporte é psicologia do esporte. Podemos considerar que a Psicologia do Esporte tenha como meio e fim o estudo do ser humano envolvido com a prática do exercício, da atividade física esportiva competitiva ou não.
A psicologia do esporte ainda carece de referencial e conhecimento específicos para investigação, diferentemente de outras áreas da Psicologia e isso tem causado alguns problemas. Um deles é a utilização de instrumentos advindos da avaliação em psicologia clínica ou da área educacional, outro é a importação de instrumentos de psicodiagnóstico esportivo desenvolvidos em outros países e aplicados sem adaptação à população brasileira, que apresenta condições físicas e culturais distintas.
É comum associar a psicologia do esporte a um tipo de prática esportiva que tem a vitória como objetivo e a televisão como veículo de divulgação. E nessa dinâmica o psicólogo é visto como aquele profissional que tem como obrigação fazer com que o protagonista do espetáculo renda o máximo.
Mas a atuação em Psicologia do Esporte vai muito além.
O psicólogo de esporte vem conquistando espaço e força em outros contextos como o esporte escolar, a reabilitação, iniciação esportiva, os programas de qualidade de vida, a medicina preventiva e também a Psicologia Social do Esporte.
Outra questão importante é que o atendimento clínico no esporte não se refere a um procedimento psicoterápico convencional, o foco da intervenção clínica na Psicologia do Esporte visa a resolução dos conflitos do sujeito-atleta para a busca do desenvolvimento e rendimento de seu potencial esportivo. Há situações em que, de fato, o atleta poderá precisar de um atendimento clínico, mas, nesse caso, o procedimento mais adequado seria então o encaminhamento para um profissional competente, que desempenhe essa função.
Apesar do crescimento incontestável vivido pela área, muito ainda está para ser feito no que se refere à formação específica do psicólogo do esporte, como em relação ao reconhecimento da importância e necessidade desse profissional nas diversas frentes em que ele pode atuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário