segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Entre a psicologia e o esporte: as matrizes teóricas da psicologia e sua aplicação ao esporteNas ultimas décadas a Psicologia do Esporte foi definida

Nas ultimas décadas a Psicologia do Esporte foi definida como um estudo cientifico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos. Com o crescimento da pratica da Psicologia do Esporte tem transferido a discussão sobre seus fundamentos teóricos para um plano secundário.Para desvendar uma teoria é necessário conhecer mais que as publicações científicas. É preciso a compreensão de seu contexto histórico e desdobramentos do que num momento foi ‘linha’, no sentido de se tornar uma referência de estudos, e depois se tornou ‘crítica’, por apresentar os elementos necessários para uma reflexão e sua re-elaboração.
Ao observarmos atentamente o movimento ocorrido nos últimos 40 anos poderemos perceber que a Psicologia do Esporte acompanhou de perto a dinâmica ocorrida na Psicologia Geral, ou seja, o objeto de estudo foi o ser humano, seu comportamento e subjetividade, no contexto esportivo ou de atividade física. No entanto, a forma de se analisar esse fenômeno seguiu de perto os caminhos e influências ditados pela Psicologia Geral, independente do país onde essa produção ocorreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário