terça-feira, 17 de novembro de 2009

FORTALECENDO VALORES: PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA DO ESPORTE



As interferências externas no esporte têm ganhado
a atenção dos pesquisadores da psicologia do
esporte e do exercício rompendo a visão biológica
dominante. Não devemos ignorar que as dinâmicas
sociais podem alterar os estados emocionais dos
atletas e, conseqüentemente, prejudicar o
rendimento esportivo. Mesmo assim, adotaríamos
uma visão reducionista. Se remetermos nossa
discussão para a interferência e utilização do
fenômeno esportivo, neste caso do futebol, na
reprodução de modelos e valores teremos um
cenário muito mais complexo. A mídia, a escola e a
sociedade devem ser consideradas fatores
eminentemente delineadores dos signos sociais,
valores e papéis sexuais. As dificuldades
encontradas pelos adolescentes em suportar e lidar
com as pressões exercidas por estes agentes nem
sempre são compreendidas, pois o que se espera é
a forja de heróis que possam demonstrar sua
virilidade e masculinidade no campo que consigam
ganhar dinheiro fácil com o futebol e que possam
atuar como estandartes do sucesso nas escolas
particulares, associando educação e esporte de
uma forma que podemos considerar, muitas vezes,
inadequada. No levantamento da literatura utilizada
estes são pontos que resultam, em muitos casos,
em uma formação moral e afetiva comprometida,
originados pela relação intercondutal geralmente
mal estruturadas que vão das pressões pelo
resultado imediato culminando com as trocas
sexuais. Estes são cenários que merecem melhores
olhares e intervenções dos profissionais que atuam
na formação dos atletas.

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