domingo, 15 de novembro de 2009

A PSICOLOGIA DO ESPORTE NO FUTEBOL BRASILEIRO

A importância do futebol vai muito além de um simples esporte, o futebol tem se transformado em um negócio que movimenta uma quantidade enorme de dinheiro. Com uma forte pressão, vinda de todas as partes, familiares, patrocinadores, torcida, companheiros, dirigentes, treinadores e mídia, com isso faz-se necessário um preparação psicológica e não só técnica e física (PAULI e MACHADO, 2005).

O processo de treinamento esportivo, que inclui longas horas de treinamento com grande desgaste orgânico, visando aprimorar o condicionamento físico, técnico, tático da performance, porém os resultados de todo o trabalho dependem muito e diretamente da condição psicológica dos atletas. Por isso a necessidade de uma preparação psicológica (op. cit.).

Sabemos que a realidade financeira dos clubes de futebol em nosso país não é das melhores e a maioria deles se encontra mergulhada em dívidas. Assim, a necessidade de cortar gastos é inevitável e, como a psicologia é encarada como algo importante, mas não imprescindível e, muitas vezes só é lembrada nos momentos de crise para “apagar” os incêndios resultantes de derrotas ou é lembrada somente no momento da decisão de um campeonato, como se pudessem solucionar todos os problemas num passe de mágica, na grande maioria das vezes é descartada ou então recomendada em momentos de desespero (op. cit.).

O trabalho do psicólogo em uma equipe de futebol permite ajudar o alcance do maior rendimento possível na hora da competição: isto é, potencializar e treinar atitudes psicológicas como a confiança, a concentração, a motivação e o manejo de pressões internas e externas. Juntamente com isso, também ajudar a coesão do grupo e melhorar a relação entre treinador e jogadores.

Apesar das dificuldades que a área ainda enfrenta, podemos fazer uma perspectiva positiva e acreditar em um mercado de trabalho promissor para o Psicológico do Esporte nas equipes de futebol (op. cit.).

Cabe então aos profissionais da área divulgar e mostrar os serviços aos clubes para que cada vez mais a profissão ganhe prestígio e outras equipes se interessem pelos serviços, valorizando cada vez mais a profissão e reconhecendo seus benefícios para o âmbito esportivo (op. cit.).

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