domingo, 15 de novembro de 2009

A RELAÇÃO DA PSICOLOGIA DO ESPORTE COM AS TEORIAS PSICOLÓGICAS

A psicologia do esporte vem compor um espectro denominado ciências do esporte, composta por disciplinas como antropologia, filosofia e sociologia do esporte, no que se refere à área sócio-cultural, incluindo também a medicina, fisiologia e biomecânica do esporte demonstrando uma tendência e uma necessidade a interdisciplinaridade (RUBIO, 1999).

Temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem estar psicológico, pensamentos e sentimentos dos atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física tem requerido estudo e atuação de profissionais da área visto que o nível técnico de atletas e equipes de alto rendimento esta cada vez mais equilibrado, sendo dada ênfase especial à preparação emocional, tida como o diferencial. Ainda que houvesse estudos no campo do comportamento humano relacionado à atividade física e ao esporte esses dois aspectos foram estudados durante muito tempo sob o título de psicologia do esporte, sem que houvesse definição exata do que fosse essa área de estudo e qual seu verdadeiro objetivo (op. cit.).

A psicologia do esporte, fornecendo os seguintes modelos: o especialista em psicodiagnóstico faz uso de instrumentos para avaliar potencial e deficiências em atletas; o conselheiro profissional que atua apoiando e intervindo junto ao atleta e a comissão técnica no sentido de lidar com questões coletivas ou individuais do grupo; o consultor busca avaliar estratégias e programas estabelecidas otimizando o rendimento, o contista produz e transmite o conhecimento da área e para a área, o analista avalia as condições do treinamento esportivo, fazendo a intermediação entre atletas e comissão técnica, otimizando com base uma avaliação do evento esportivo buscando organizar programas que aumentem o potencial de performance (op. cit.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário